terça-feira, agosto 17, 2010

Segurança no Trabalho

A Segurança do Trabalho é o que podemos chamar de junção da Medicina do trabalho com a Engenharia com o objetivo de proporcionar aos trabalhadores melhor ambiente de trabalho, evitando acidentes e doenças causadas direto ou indiretamente com o trabalho exercido.

É uma área de crescente crescimento no mercado de trabalho, e se você não deseja trabalhar especificamente nessa área é bastante conveniente ter o mínimo de conhecimento desse assunto, tão importante quanto qualquer outro. a Segurança!

A Legislação Trabalhista no Brasil é uma das mais eficazes do Mundo, principalmente tratando da Segurança do Trabalho, existem regras totalmente claras e fiscalizadas pelo ministério de trabalho as chamadas NR que estão listadas nos Site ao lado http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nrs.htm , nesse link você contrará todas as informações necessárias para conhecimentos mais aprofundado sobre o assunto, porem caso sua intenção seja apenas um conhecimento superficial do assunto, vamos nos concentrar no que é uma NR.
NR = NORMA REGULAMENTADORA, é basicamente uma serie de regras que as empresa tem que cumprir em pro da segurança e saúde do trabalhador ela define, por exemplo, o limite Maximo de ruído permitido, definindo se a função apresenta Insalubridade.

O que faz um técnico de segurança do trabalho?

R- ele/ela basicamente estuda todos os riscos dentro da empresa, definindo os EPI e EPC (Equipamento de Proteção Individual e Equipamento de Proteção Coletiva) que deveram ser utilizados dentro da empresa ou em determinada área, também é sua função verificar a correta utilização pelos funcionários,Para meu Prof. De segurança do trabalho, uma empresa onde os funcionários trabalham de forma a todos utilizarem EPI ou EPC é uma empresa doente, (você pode está se perguntando, como assim? Acabou de se dizer que a função do agente responsável pela segurança do trabalho é de definir a utilização dos EPI’S como pode ser então uma empresa doente)Simplesmente por quer quanto mais EPI’S são utilizados pelos trabalhadores, significa instantaneamente que a muitos riscos onde os trabalhadores estão expostos independentemente se ele está protegido, e se o EPI estiver mal colocado?

Hoje em dia a segurança do Trabalho se uniu a outros “fundamentos” que criou a sigla SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) formando uma nova e mais abrangente área de estudo e atuação em pró do ambiente em que vivemos para uma melhor qualidade de vida o que reflete diretamente na produtividade do trabalhador.
Vale à pena estudar e se aprofundar nesse assunto, você e sua empresa só têm a ganhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário