terça-feira, agosto 17, 2010

Segurança no Trabalho

A Segurança do Trabalho é o que podemos chamar de junção da Medicina do trabalho com a Engenharia com o objetivo de proporcionar aos trabalhadores melhor ambiente de trabalho, evitando acidentes e doenças causadas direto ou indiretamente com o trabalho exercido.

É uma área de crescente crescimento no mercado de trabalho, e se você não deseja trabalhar especificamente nessa área é bastante conveniente ter o mínimo de conhecimento desse assunto, tão importante quanto qualquer outro. a Segurança!

A Legislação Trabalhista no Brasil é uma das mais eficazes do Mundo, principalmente tratando da Segurança do Trabalho, existem regras totalmente claras e fiscalizadas pelo ministério de trabalho as chamadas NR que estão listadas nos Site ao lado http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nrs.htm , nesse link você contrará todas as informações necessárias para conhecimentos mais aprofundado sobre o assunto, porem caso sua intenção seja apenas um conhecimento superficial do assunto, vamos nos concentrar no que é uma NR.
NR = NORMA REGULAMENTADORA, é basicamente uma serie de regras que as empresa tem que cumprir em pro da segurança e saúde do trabalhador ela define, por exemplo, o limite Maximo de ruído permitido, definindo se a função apresenta Insalubridade.

O que faz um técnico de segurança do trabalho?

R- ele/ela basicamente estuda todos os riscos dentro da empresa, definindo os EPI e EPC (Equipamento de Proteção Individual e Equipamento de Proteção Coletiva) que deveram ser utilizados dentro da empresa ou em determinada área, também é sua função verificar a correta utilização pelos funcionários,Para meu Prof. De segurança do trabalho, uma empresa onde os funcionários trabalham de forma a todos utilizarem EPI ou EPC é uma empresa doente, (você pode está se perguntando, como assim? Acabou de se dizer que a função do agente responsável pela segurança do trabalho é de definir a utilização dos EPI’S como pode ser então uma empresa doente)Simplesmente por quer quanto mais EPI’S são utilizados pelos trabalhadores, significa instantaneamente que a muitos riscos onde os trabalhadores estão expostos independentemente se ele está protegido, e se o EPI estiver mal colocado?

Hoje em dia a segurança do Trabalho se uniu a outros “fundamentos” que criou a sigla SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) formando uma nova e mais abrangente área de estudo e atuação em pró do ambiente em que vivemos para uma melhor qualidade de vida o que reflete diretamente na produtividade do trabalhador.
Vale à pena estudar e se aprofundar nesse assunto, você e sua empresa só têm a ganhar!

quarta-feira, agosto 11, 2010

Gestão de Pessoas

Quando falamos em Gestão de Pessoas pensamos diretamente em Recursos Humanos (RH), está basicamente certo, a Gestão de Pessoas é um instrumento do Setor de RH, mais que ultimamente vem ganhando forma, a Gestão de Pessoas é um fundamento a ser introduzido a Todos que compõe a empresa, desde o Gerente Geral ao mais baixo nível dos Colaboradores, com a finalidade de alcançar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com as da organização.
Não existe “NORMALMENTE” um gestor de Pessoas em uma empresa, esse funcionário é na verdade do RH da empresa, mais então por quer aprender esse assunto se é especifico dessa função?
Errado, a gestão de pessoas vem não para ser um cargo especifico e sim um conceito a ser introduzida, uma empresa cujos chefes possuem uma consciência em Gestão de pessoas tende a crescer, contar com funcionários Motivados com isso ganhando em produtividade e qualidade final, a Gestão de Pessoas propõe, por exemplo, uma serie de benefícios aos funcionários em “troca” da qualidade prestada, com reconhecimento e promoções é unanimidade que todas as empresas que possuem um conceito bem implementado que cargos de inspeção,encarregados e ate mesmo gerencia são atribuídos a funcionários que por meio do seu trabalho reconhecido receberam essa promoção profissional.

sábado, agosto 07, 2010

Qualidade

A Qualidade está presente em nossa vida dês dos primórdios da humanidade, o ser humano é impulsionado a buscar qualidade desde inicio de sua vida, a busca por qualidade foi o principal instrumento do homem para a Evolução, na Indústria isso não é diferente qualidade é sinônimo de Evolução e Prosperidade.
Não há como dizer quando e onde surgiu a Qualidade apenas podemos dizer que a Qualidade é um Don, do ser humano e uma eterna busca das empresas, uma das primeiras formas de produção foi a Produção Artesanal que ocorria no mundo sem dadas concretas, sabe-se que o responsável pela fabricação desses produtos eram os artesões ou mesmo os artistas que produzia e vendiam suas mercadorias, zelando sempre pela QUALIDADE das peças criadas,logo após a revolução industrial um novo modelo de produção surgiu, a Produção em massa que posteriormente foi aperfeiçoada e recebeu de modelo de produção Fordista referencia a Henry Ford o homem que criou a linha de montagem em sua fabrica de automóveis, desenvolvendo e aperfeiçoando técnicas para melhoria da PRODUTIVIDADE dos seus Automóveis, daí o conceito de Qualidade começa a ficar em segundo plano onde a Produtividade era agora a principal e única função das empresas, “produzir mais” esse foi o lema das industrias mundiais por muitos anos inclusive os de hoje. (em algumas)
Porem um novo mercado produtor queria se firmar no mercado competitivo mundial, um mercado dominado pelos EUA, e Europa esse mercado não poderia contar com seu mercado interno, pois estava em crise econômica herança de uma guerra mundial, os japoneses possuíam baixa produtividade nas suas industrias, escassez de matéria prima, isso seria motivos para muitos Países baixarem a cabeça não foi o que aconteceu com o Japão mas isso se deve principalmente a um média empresa têxtil japonesa chamada Toyoda, que resolveu depois de uma viagem ao EUA fabricar carros de passeio, e enfrentou esse objetivo mesmo com todas as desvantagens do negocio, para se ter uma idéia o Japão importa quase 90% da matéria prima de tudo que produz, a busca pela Produtividade era impossível de se realizar em tão pouco tempo então os Japoneses inovaram e em vez de Produzir 1000 carros brancos começaram um modelo de produção por lotes onde eram produzidos 100 vermelhos 100 brancos 100 amarelos e assim sucessivamente, outra maneira que encontraram foi a eliminação de custos desnecessários e o fim do desperdício, a produtividade então omeçou a subir de maneira espantosa.

Mas por quer isso aconteceu?
Simplesmente por quer a Toyota percebeu que não adiantava produzir muito de poucas variedades, isso era o que o consumidor buscava diferenciais e qualidade
Por isso a busca pela qualidade é tão importante, não se pode criar uma linha de produção pensando apenas em receber tem que haver uma parceria entre as 3 esferas que envolvem a produtividade.
Primeiramente o Cliente, o cliente busca preço baixo e qualidade alta
Segundo o Funcionário, o funcionário precisa saber que é reconhecido e ter boa remuneração além de boas condições de trabalho, isso fará trabalhar com entusiasmo o que aumentara produção de maneira equilibrada com a qualidade.
E terceiro os Acionistas que querem receber sua parte no lucro.
Se uma empresa é formada Por acionistas que só querem ganhar, funcionários mal remunerados e com péssimas condições de trabalho com certeza essa empresa está com os dias contados, esses problemas afetaram a produção que diminuirá a qualidade que por sua vez atingirá o cliente que deixara de comprar o produto. É um simples efeito dominó.
Mas se a empresa é formada Por acionistas que respeitam a empresa, tem uma boa política empresarial onde os funcionários são bem remunerados possuem perspectivas de evolução com boas condições de trabalho com certeza, esses fatores também chegaram aos consumidores que receberam um produto de qualidade ao preço justo.
O Tempo para a Implementação de um sistema de Controle total em uma empresa é de no mínimo cinco anos, se sua empresa não detém desse temo mínimo é melhor nem iniciar o programa, o programa de qualidade total visa evitar desperdícios e a produção de produtos defeituosos o que sem duvida eliminara custos a empresa logo a curto prazo.
Estude Melhor a Qualidade vale a pena, nesse mundo competitivo vence quem oferece Qualidade!
Texto de Rubem Brito
Citações:
Controle da Qualidade Total (no estilo Japonês) de Vicente Falconi Campos
Toyotismo

quarta-feira, agosto 04, 2010

Ergonomia

A Ergonomia é basicamente um estudo dos seres humanos e seus ambientes, incluindo antropométrica, biomecânica, engenharia, fisiologia e psicologia.
Por não ser considerada uma ciência a ergonomia não possui cursos de graduação sendo possível apenas se especializar nesse tema.

No curso que faço, focado na produção seja ela de serviço ou de produto existe bastante necessidade de possuir um mínimo de conhecimento de Ergonomia, pois o setor de Gestão da Produção é responsável diretamente pelo desempenho do funcionário da empresa, mas também pelo seu bem está e sua qualidade de vida no trabalho, a ergonomia vem para promover ajustes que possibilitem um melhor desempenho do trabalhador através da melhoria continua em seu ambiente de trabalho, um funcionário feliz rende mais e felicidade não quer dizer alto salário na maioria das vezes.
A maior dificuldade que a Ergonomia tem ainda nos tempos de hoje em ser implementada por completo nas Empresas ou Industrias, é o pouco conhecimento principalmente dos donos das empresas em enxergar que alguns fatores que a Ergonomia Propõe não é um custo e sim um investimento em sua mão de obra.

Hoje grandes empresas possuem esse conceito já implementadas isso a diferencia, empresas como a Google, por exemplo, possui um grande investimento na qualidade de vida dos seus funcionários e em troca ganha em produtividade, qualidade, inovação funcionários sempre dispostos a ajudar a empresa sempre que necessário, para essas empresas o funcionário é o maior patrimônio que a empresa possui, isso só agrega valor a marca!



A Associação Internacional de Ergonomia divide a ergonomia em três domínios de especialização. São eles:
Ergonomia Física: que lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológica. Tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e postura estática, relacionada com lesões músculo-esqueléticas..
Ergonomia Cognitiva: também conhecida engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória, como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Tópicos relevantes incluem carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento.
Ergonomia Organizacional: ou macroergonomia, relacionada com a otimização dos sistemas socio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos. Tópicos relevantes incluem trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.