sábado, fevereiro 12, 2011

Qualidade ll

No semestre passado tive aulas sobre os Fundamentos da Qualidade, é agora passamos para o foco!

o que significa Qualidade? se você colocar na internet, encontrará X definições para essa palavra mas existe uma em especial que eu gosto muito onde define como " razão pessoal, individualista", acredito que eu não tenha ajudado muito...

... Então vamos lá!
Essa Palavra é utilizada para vários segmentos totalmente independentes, por exemplo, "a Qualidade do ar que respiramos", "a Qualidade de vida", "a Qualidade da Música","a Qualidade da TV Aberta" (que na minha opinião é decadente) e etc.

Viram?

não existe como classificar a qualidade com apenas uma definição, se existir me desculpem, por quer essa palavra é utilizada de varias formas diferentes, mas vamos para o que nos interessa a "Qualidade nos processos e Serviços", agora quem especificamos a ação onde se envolve a palavra, podemos tentar defini - lá?

Sim, podemos e devemos mas não vou fazer isso por você, o melhor é que eu lhe der as ferramentas para que você faça sua própria definição desse assunto tão importante para as empresas nos dias atuais.

Qualidade Empresarial; a busca pela qualidade tem sendo a cada dia mais um desafio para pequenas e médias empresas, afinal sem Qualidade seus produtos tende a serem rejeitados pelo comércio o que provocaria o fim da empresa, em um mercado de extrema exigência, satisfazer as necessidades do consumido hoje não é mas suficiente, mais como fazer para agradar todos os consumidores?
Consumidor: aquele que se consome. sendo assim qualquer um pode ser consumidor certo?
ricos,pobres,jovens,idosos, Muçulmanos,Cristãs cada pessoa que se inclua em uma classe consumidora possui uma expectativa de Qualidade diferente umas das outras, então a qualidade é algum subjetiva ou seja não existe um perfil quando falamos na qualidade de bens e/ou serviços o que as empresas podem fazer é tentar encontrar um ponto de equilíbrio entre todas as questões relevantes.

Implementação dos Sistemas de Qualidade

Para implementar um sistema de Qualidade em uma empresa, é necessário Paciência, Perseverança e principalmente apoio e integração incondicional de todos os envolvidos na empresa, principalmente da Operação.
a complexidade de um sistema de Qualidade me interessou bastante, a Qualidade está ligado a todos os setores da empresa de maneira significativa, desse modo não existe uma maneira de ser fazer, ao contrario, cada empresa deve adequar as sua realidade, utilizando de ferramentas como o BSC (Balanced Scorecard)na alta gerencia.

-Brainstorming

-Diagrama de Pareto

-Diagrama de Causa e Efeito ( espinha de peixe )

-Benchmarking

-Ciclo PDCA

-Programa 5S

-Lista de Verificação

essas são as principais ferramentas para o desenvolvimento de um sistema de Qualidade Total, cada ferramenta dessa é praticamente uma aula ou seja mais de 4 horas de teoria, então se você deseja se especializar mais nessa área aconselho a você fazer cursos OnLine que ajudam muito na aquisição do conhecimento BÁSICO...
espero ter lhe encaminhado certo!

aqui algumas dicas de sits que oferecem bons cursos alguns grátis:

SEBRAE GRATUITO

FGV GRATUITO

Bom estudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário