domingo, abril 10, 2011

Qualidade (Benchmarking)

O Benchmarking é um processo de melhoria contínua utilizado para comparar resultados, produtos ou processos entre uma ou mais organizações que podem competir ou não no mesmo mercado. Em alguns casos pode ser realizado dentro da própria organização entre diferentes setores. É atribuído a Xerox Corporation a criação do termo Benchmarking na década de 80. Uma definição por David Kearns, CEO da XEROX entre 1982 e 1990:

"Benchmarking é o processo contínuo de comparação dos nossos produtos, serviços e práticas com as companhias reconhecidas como líderes".

sendo assim Benchmarking é a comparação entre empresas ou sectores diferentes, o objectivo é se espelhar no melhor processo e assim crescer utilizando do modelo de outra e ajustando a sua realidade.

O Bechmarking é muito comum em empresas de prestação de serviços principalmente por quer geralmente não é necessário um alto investimento em equipamentos e layout da organização o investimento na maioria das vezes se resume no treinamento e especialização dos seus colaboradores, é uma ferramenta muito importante dentro da Qualidade por quer mostra o melhor caminhos para milhares de empresas que simultaniamene buscam a melhoria continua, porém nem todas conseguem (algumas por falta de competencia do seus gestores ou por várias outras questões que também podem envolver a direção geral e etc), desse modo o caminho correto é mostrado para a empresa que ao utilizar da ferramenta do Benchmarking desenvolve um processo produtivo mais eficaz com melhores resultados e consequentimento um maior aproveitamento alcançado


o Benchmarking faz parte de um processo de melhorias continuas e sobre tudo do desenvolvimento tanto da sua empresa quanto da empresa concorrente, mas nesse mercado competitivo onde a busca pelo lucro passa por cima de valores éticos e morais como pode uma empresa ajudar sua concorrênte por exemplo no desenvolvimento de um processo mais eficiente com menos custo e maior qualidade?
é simples, o PNQ (Premio Nacional da Qualidade) o maior premio nacional da qualidade tem como objetivo também desiminar os avanços conseguidos por empresas em diferentes setores, para se concorrer ao premio é necessario que a empresa divulgue o seu plano produtivo entre outros dados que de fato são de muita importancia a empresa, em troca a empresa ganha em reconhecimento Nacional e Internacional dos cliente e investidores.

e como ja foi dito o Bechmarking faz parte de processo de melhoria continua onde mesmo que ela estaje oferencendo informações muito importantes a sua concorrente, ela sempre estará um passo a frente nas melhorias pois ate que a empresa consiga implementar os novos conhecimentos adquiridos a empresa pioneira ja terá se aperfeiçoado e talvez desenvolvido um novo processo ainda mais eficiente, desse modo Ganha a empresa que se desenvolve primariamente com visibilidade, diminuição dos custos, desenvolvimento e etc.
A empresa que se utiliza do benchmarking para crescer e o consumidor com produtos com cada vez mais Qualidade e com menos Custo possivel

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