domingo, abril 10, 2011

Qualidade (Folha de Verificação)

A folha de Verificação é uma das ferramentas da qualidade sugerisse organizar os dados de todos os processos da empresa desde os primeiros estágios da implementação de um controle estatístico da Qualidade com objetivos de:

  • Inspecionar: com base nos parâmetros do produto ter as informações necessárias para aceitar ou rejeitar um produto 
  • Monitorar: o desempenho do processo produtivo da empresa desde os inputs passando por todas as fases até a logística reversa ou pós venda (em alguns casos) 
  • Controlar: para com isso reduzir ao máximo as perdas da produção e maximizando a produtividade com a eliminação do re trabalho e perdas de insumos, energia, tempo...
No modelo a segui mostrarei com exemplo prático como se utiliza uma Folha de Verificação e como as Ferramentas da Qualidade devem ser utilizadas em conjunto para a melhor eficacia da Qualidade.

- Nesse exemplo de Folha de Verificação temos o acompanhamento de falhas de determinado produto dividido em 6 lotes imaginários, vamos supor que:

  • cada lote verificado possui 500 peças. 
  • cada lote é produzido em meio turno (4 horas) a empresa trabalha em três turnos
  • as equipes três equipes possuem as mesmas maquinas, quantidade de colaboradores e fornecedores

*a variação só poderá ser avaliada a partir da segunda verificação para que se compare os dados 

Apenas com esses dados podemos observar mas detalhadamente as defeitos da produção e buscar as alternativas para sanar esses desperdícios, verifiquem que:

- Produtos com Manchas não possuem uniformidade os lotes 1 e 2 produzidos pelo 1º turno são mais altos que os produzidos no 2º e 3º turno.

-   Os com Quebras também não possuí uniformidade o 2 º turno possui menores índices de perdas que os demais

- Problemas com Injeção são mais bastantes uniformes com a exerção do 1º lote do 2º turno mas também podemos perceber que os valores de perdas por causa da injeção tendem a reduzir do primeiro para o segundo lote.

- Já os problemas com Soldagem  mesmo possuindo pico é uniforme porém contrario aos defeitos provenientes da Injeção podemos verificar que as falhas são crescente de um lote para o outro .

Solução Fictícia 

como podemos verificar os maiores defeitos são por causa de manchas e quebras nos produtos o primeiro turno lidera esses números nada agradáveis chegando a produzir 2x e 4x mais produtos defeituosos que outros turnos. já que esses números não se repetem igualitariamente podemos descartar inicialmente falha dos insumos (fornecedores) e maquinário, investindo em treinamento para os operadores desse turno para o melhor aproveitamento do maquinário seja uma boa solução inicial.


Problemas com Injeção com exerção do 2 º turno que se mantem igual há uma tendencia a se reduzir no segundo turno isso pode ocorrer por duas questões.
na primeira eu suponho que possa ser a pericia dos movimentos dos operadores  se aprimore, adquirindo mais ritmo.
a segunda hipótese pode ser a maquina que possua um melhor desempenho de pois de certo tempo.

em ambos os casos a verificação tem que ser feito primeiramente mudando o operador da maquina e analisando se há diferença significativa, inicialmente.

já na soldagem ocorre o contrario a um aumento no índice de falhas o que pode está acontecendo por cansaço do operador,  por exemplo.

Logicamente esses  dados não são reais e inventei apenas para fazer um demostrativos, não necessariamente os problemas e a solução seriam essas o intuito foi apenas mostrar como se utilizar a Folha de Verificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário