quinta-feira, abril 21, 2011

Logística Empresarial

A Logística Empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentações e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.

•Diminuir a lacuna entre a produção e demanda a tempo do cliente;
•Ambiente em constantes mudanças, de demanda e variedades;

Somente nos últimos anos é que as empresas focalizam o controle e a coordenação coletiva de todas as atividades,na economia global sistemas logísticos eficientes formam bases para o comércio e a manutenção de um alto padrão nos países desenvolvidos, afinal, um sistema logístico eficiente permite uma região com vantagens pela especialização de seus esforços produtivos, ter custo para gerar exportações.

O custo da logística é fator-chave para estimular o comercio.

A diferença crítica entre paises desenvolvidos e em desenvolvimento são seus sistemas logísticos. Quanto mais aperfeiçoado for seu sistema logístico mais barato é os custos com movimentações e armazenagem, mais informações sobre os modais Brasileiros Clique aqui

Atividades primarias são aquelas que contribuem com maior parcela do custo total da logística ou elas são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa.

Transportes;
Manutenção de estoque;
•Processamento de pedidos.

Transporte para a maioria da empresas é a atividade logística mais importante porque absorve, em média, de um a dois terços dos custos logísticos.
Transporte agrega valor “lugar” ao produto.




modelo simples de distribuição física

Nesse Blog você encontrará 4 tipos de Logística, são eles:

• Logística Integrada
• Logística Reversa
• Logística de Armazenamento
• Logística Brasileira (uma descrição particular)

Gestão de Estoque


Segundo Nigel Slack, 'estoque é definido como a acumulação armazenada de 
recursos materiais em um sistema de transformação.' O termo estoque também
pode ser usado para descrever qualquer recurso armazenado, pretendo utilizar para descrever recursos de entrada (inputs) e de saídas (outputs) para entender melhor a utilização no processo produtivo.

A importância do Estoque dentro de uma empresa é proporcional muitas vezes a seu tamanho, quanto menor a empresa mais estoque necessita quanto maior e mais estruturada menos estoque será necessário para manter o constante fluxo produtivo dentro da empresa.

Com o sucesso do modelo Toyota de produção e a disseminação da filosofia Junt in time dentro das organizações o estoque passou a ser visto como um ralo por onde o lucro das empresas estão saindo e associado com a falta de planejamento e controle da produção fez com o que vários gestores decidissem adotar o chamado 'Estoque Zero' dentro de suas empresas fazendo que amargassem prejuízos por falta de insumos para produção ou disponibilidade de pronta entrega ao cliente.

de fato estoque não é um investimento porém vê lo como um custo sem fundamento e pensar de maneira equivocada, o estoque não agrega valor ao produto mesmo assim o encarece porém é de extrema importância para uma empresa possui um estoque seja de insumos ou de produtos acabados dentro de seu alcance rápido, por exemplo, em uma industria independentemente do modelo de produção que se utilize seria inadmissível parar a produção por quer um determinado item não foi entregue a tempo pelo fornecedor, uma parada dessa poderia em questão de dias custar mais caro que o custo de se manter um estoque, sem contar com a perda de imagem perante o mercado consumidor que a falta de seu produto causaria. assim como seria inadmissível uma geladeira deixar de ser vendida por quer não possui o modelo que o cliente deseja no momento que ele quiser se você não estiver apto para atender de maneira satisfatória os anseios de seu cliente outra empresa estará.

achei muito interessante um exemplo que li e acho que deixaria mais claro o que escrevi acima sobre o estoque e sua importância para o funcionamento da empresa.

uma turbina de avião custa milhares de dólares e dentro dela existem cerca de 10 mil peças. agora imaginem um avião não poder decolar por quer 1 peça dentro da turbina está com defeito e o mecânico não a possui no estoque para imediata substituição ? entendem como é importante manter um estoque ?

isso não quer dizer porém que o estoque deve ser o maior possível é possível achar o valor necessário de estocagem evitando mais desperdícios que o necessário através de verificações de compras, vendas, ritmos de entregas, índices não-conformidade entre outros fatores (alguns muitos particulares para determinados segmentos) esses índices podem verificar a diferença entre oferta e demanda entre o mercado e a empresa e a partir desses dados se estipular a necessidade real de estocagem, por exemplo. uma empresa que fabrica chocolate trabalha o ano todo pois sempre há pedidos de chocolate porém na Pascoa o volume de pedidos triplica, para que não seja necessário triplicar o numero de funcionários e de maquinas exclusivamente para atender essa mês especifico se cria um planejamento na qual define antecipadamente produção de X kg de chocolate para venda e Y kg para estocagem assim quando o período da Pascoa chegar não será necessário nenhum esforço ou investimentos para atender um único mês, porém existem mercadorias que não podem ficar armazenados por longos períodos nesses casos outras abordagens devem ser realizadas porém preando sempre pela Antecipação.


Ferramentas da Qualidade

Estão listadas as principais ferramentas da gestão da Qualidade, que são:

Qualidade (Balanced Scorecard)
Qualidade (Lista de Verificação)
Qualidade (Programa 5S)
Qualidade (Benchmarking)
Qualidade (Brainstorming)
Qualidade (Diagrama de Causa e Efeito)
Qualidade (Diagrama de Paredo)
Qualidade (Ciclo PDCA)

domingo, abril 10, 2011

Qualidade (Balanced Scorecard)

vou tentar descrever o conceito de Balanced Scorecard nesse post de maneira simples mas que espero ajudar!

Historia



Durante muitos anos, as medidas contábil-financeiras foram os principais meios utilizados pelos altos executivos para a obtenção de informações sobre o desempenho da empresa.

Hoje essas medidas já não são mais suficientes.
A maioria dessas medidas foi desenvolvida para uma economia industrial.

Nesse contexto, o sucesso de uma empresa dependia, principalmente, da eficácia dos executivos em investir e administrar recursos físicos, recursos tangíveis, desse modo podemos dizer que a unica preocupação que os empresários tinham eram sobre a produção pois seu rendimento era baseado apenas nisso, muito diferente do cenário atual.

A Revolução Industrial nos trouxe tantos desafios que ainda hoje fazemos referência a ela.

Isso fica claro quando tratamos das quatro eras da qualidade.

- Era da Inspeção
- Era do Controle Estatístico da Qualidade
- Era da Garantia da Qualidade
- Era da Gestão Estratégica

Pesquise sobre as 3 eras da Qualidade e suas evoluções.

Necessidade de outro tipo de Medição

Kaplan e Norton deram início, no ano de 1990, ao estudo intitulado Measuring Performance in the Organization of the Future.
esse estudo tinha como finalidade averiguar como seria o método de medição de desempenho no ano 2000. 12 organizações participaram desse estudo.

Kaplan e Norton acreditavam que a medição de desempenho feita somente por meio dos indicadores financeiros prejudicaria a capacidade da organização de ser flexível e de criar valor econômico para o futuro.
Tal posição se sustentava nas mudanças ocorridas anteriormente nos métodos existentes de avaliação do desempenho empresarial.
Tais métodos se baseavam apenas em indicadores contábeis e financeiros, fato que, gradativamente, fez com que esses métodos se tornassem insuficientes.

Um exemplo disso foi a crise do petróleo, ocorrida na década de 70.

As discussões de Kaplan e Norton conduziram a uma ampliação do scorecard denominado Balanced Scorecard – BSC.



Essa nova metodologia baseava-se na representação equilibrada das medidas financeiras e operacionais, organizando-se com base em quatro perspectivas...
financeira;
do cliente;
dos processos internos;
de aprendizado e crescimento.

Com o passar do tempo, Kaplan e Norton observaram que as organizações estudadas não estavam mais utilizando a metodologia como indicadores, mas sim como um sistema de gestão.

Hoje

Muitas organizações contam com: Visão, Missão, Valores e Objetivos mas será que estão sendo seguidas?
esse é um dos focos da gestão estratégica (Balanced Scorecard)que visa a análise de fatores como o ambiente interno e externo além de ameças e oportunidades.

Administração estratégica – ou gestão da estratégia – é a forma como a organização formula, traduz, comunica, implementa e controla a estratégia previamente definida.

veja a baixo o modelo genérico do processo de administração estratégica com o Balanced Scorecard...


Falhas na execução de Estratégias

no ano de 1999 no País foram realizadas pesquisas Symnetics quem mostraram que entre as 100 empresas pesquisadas apenas 10% das estratégias são implementadas com sucesso.
as razões para esse numero altíssimo no País, e derivado do que se chama "as 4 barreiras"

- Barreira da Visão, apenas 5% do nível operacional compreendem a estratégia.

- Barreira das Pessoas, apenas 25% do nível gerencial possuem incentivos vinculados ao alcance da estratégia.

- Barreira de Recursos, 60% das empresas não vinculam recursos financeiros à estratégia.

- Barreira da Gestão, 85% dos gestores gastam menos de uma (1) hora por mês discutindo estratégias.

Informação e Pessoas

não podemos falar em informação sem nos referimos a pessoas e para que haja resultados é preciso que elas sejam qualificadas, estejam motivadas,busquem o desenvolvimento pessoal continuo, estejam integradas e dispostas a trabalhar em equipe, Esse perfil se faz necessário para diminuir a incerteza e a diversidade.
Pessoas mais preparadas gerenciam melhor as mudanças.

Além disso, as empresas precisam trabalhar junto com seus clientes, parceiros e fornecedores. Elas precisam agregar valor para o cliente, afinal o relacionamento Fornecedor Cliente não precisa ser apenas de compra e venda, hoje vimos muitas empresas que investem em seus fornecedores para que recebam materiais de qualidade como é foi o caso da TOYOTA a pioneira nessa filosofia no pós guerra muito antes dos estudos de Kaplan e Norton.

Mapeamento das Atividades

Com a utilização do scorecard, o mapeamento das atividades da empresa mostra-se claro e detalhado, possibilitando uma visão organizacional atual e futura, e definindo, de forma objetiva, o caminho a ser trilhado.
Notamos também a interligação de todos os diversos setores da empresa, levando-os a manterem uma perfeita sintonia para o alcance dos objetivos traçados.



O BSC é uma ferramenta de desdobramento que possibilita...

- A tradução da estratégia em objetivos operacionais por meio de um sistema de medição

- A estruturação do sistema de medição da organização, evitando-se a proliferação de indicadores

- O reconhecimento do que é identificado como a síndrome dos indicadores

- A comunicação da estratégia

- O alinhamento com a estratégia do negócio

- O aprendizado estratégico

A articulação dessa estrutura pode ser visualizada da seguinte forma...



Espero ter ajudado na cooprenção do conceito Básico do Balanced Scorecard !

duvidas?

Qualidade (Folha de Verificação)

A folha de Verificação é uma das ferramentas da qualidade sugerisse organizar os dados de todos os processos da empresa desde os primeiros estágios da implementação de um controle estatístico da Qualidade com objetivos de:

  • Inspecionar: com base nos parâmetros do produto ter as informações necessárias para aceitar ou rejeitar um produto 
  • Monitorar: o desempenho do processo produtivo da empresa desde os inputs passando por todas as fases até a logística reversa ou pós venda (em alguns casos) 
  • Controlar: para com isso reduzir ao máximo as perdas da produção e maximizando a produtividade com a eliminação do re trabalho e perdas de insumos, energia, tempo...
No modelo a segui mostrarei com exemplo prático como se utiliza uma Folha de Verificação e como as Ferramentas da Qualidade devem ser utilizadas em conjunto para a melhor eficacia da Qualidade.

- Nesse exemplo de Folha de Verificação temos o acompanhamento de falhas de determinado produto dividido em 6 lotes imaginários, vamos supor que:

  • cada lote verificado possui 500 peças. 
  • cada lote é produzido em meio turno (4 horas) a empresa trabalha em três turnos
  • as equipes três equipes possuem as mesmas maquinas, quantidade de colaboradores e fornecedores

*a variação só poderá ser avaliada a partir da segunda verificação para que se compare os dados 

Apenas com esses dados podemos observar mas detalhadamente as defeitos da produção e buscar as alternativas para sanar esses desperdícios, verifiquem que:

- Produtos com Manchas não possuem uniformidade os lotes 1 e 2 produzidos pelo 1º turno são mais altos que os produzidos no 2º e 3º turno.

-   Os com Quebras também não possuí uniformidade o 2 º turno possui menores índices de perdas que os demais

- Problemas com Injeção são mais bastantes uniformes com a exerção do 1º lote do 2º turno mas também podemos perceber que os valores de perdas por causa da injeção tendem a reduzir do primeiro para o segundo lote.

- Já os problemas com Soldagem  mesmo possuindo pico é uniforme porém contrario aos defeitos provenientes da Injeção podemos verificar que as falhas são crescente de um lote para o outro .

Solução Fictícia 

como podemos verificar os maiores defeitos são por causa de manchas e quebras nos produtos o primeiro turno lidera esses números nada agradáveis chegando a produzir 2x e 4x mais produtos defeituosos que outros turnos. já que esses números não se repetem igualitariamente podemos descartar inicialmente falha dos insumos (fornecedores) e maquinário, investindo em treinamento para os operadores desse turno para o melhor aproveitamento do maquinário seja uma boa solução inicial.


Problemas com Injeção com exerção do 2 º turno que se mantem igual há uma tendencia a se reduzir no segundo turno isso pode ocorrer por duas questões.
na primeira eu suponho que possa ser a pericia dos movimentos dos operadores  se aprimore, adquirindo mais ritmo.
a segunda hipótese pode ser a maquina que possua um melhor desempenho de pois de certo tempo.

em ambos os casos a verificação tem que ser feito primeiramente mudando o operador da maquina e analisando se há diferença significativa, inicialmente.

já na soldagem ocorre o contrario a um aumento no índice de falhas o que pode está acontecendo por cansaço do operador,  por exemplo.

Logicamente esses  dados não são reais e inventei apenas para fazer um demostrativos, não necessariamente os problemas e a solução seriam essas o intuito foi apenas mostrar como se utilizar a Folha de Verificação.

Qualidade (Programa 5S)


Antes de saber o que são os cinco sensos descritos no Programa 5S, devemos conhecer a sua historia e entendermos a importância desse programa no dia a dia das nossas vidas...
Desenvolvida no Japão no período pós guerra, o programa 5S surgiu com o objetivo de organizar as empresas japonesas em pro do desenvolvimento da Qualidade, foi fundamental para o crescimento econômico japonês, pois através dos 5 sensos é que começaram as buscas pelo desenvolvimento da Qualidade e baixa dos custos dos produtos e processos Japonês, Hoje esse programa desenvolvido no Japão é utilizado em todo o mundo e diferentes culturas aumentando a produtividade da empresa de bens ou serviços.

apresento os 5 sensos, são eles:

SEIRI
Sim, eu quero arrumação
+
SEITON
Sim, eu quero ordenação
+
SEISOH
Sim, eu quero limpeza
+
SEIKETSU
Sim, eu quero asseio
+
SHITSUKE
Sim, eu quero autodisciplina
=
Sim, eu quero melhorar minha
Vida e ser mais feliz





Objetivos dos 5S


• Administração Participativa;

• Conservação de Energia;

• Incentivo à Criatividade;

• Melhoria da Moral das Pessoas;

• Melhoria da Produtividade;

• Melhoria da Qualidade de Vida e do Ambiente nas Organizações;

• Melhoria dos Ambientes Freqüentados;

• Prevenção de Acidentes;

• Prevenção quanto a paradas por "Quebras";

• Redução dos Custos;

todos os objetivos se encontram entre si e todos seguem o mesmo objetivo que é o aumento da produtividade e a redução dos custos de maneira saudável a organização.

Implementação

O programa 5S precisa do apoio de todos os colaboradores da empresa em todos os níveis hierárquicos desse modo é de grande importância que o programa seja lançado pela alta gerencia da empresa para que se deixe claro que se trata de um novo caminho a ser seguido pela empresa, onde todos os funcionários sem exceção estão inclusos assim facilitando a implementação; outros dicas para implementar o programa diz respeito a campanhas motivacionais que são três:

1- Campanha da Reconciliação

2- Campanha do Reconhecimento

3- Campanha do Relaxamento

para que haja um resultado satisfatório na implementação dos 5S é necessário acima de tudo o treinamentos dos funcionários e o comprometimento da alta administração;

para que se possa haver um estudo sobre as não-conformidades do ambiente do trabalho e o que precisar ser mudado, por exemplo, o ambiente que não propícia um mínimo de conforto para os funcionários atendendo suas necessidades básicas, falta de comprometimento do grupo sobre assuntos de máxima importância para a empresa, desmotivação, não ouvir dentro do ambiente de trabalho “Muito Obrigado” ou “ Por favor” são elementos que entram nas não conformidades e que podem gerar baixa produtividade dentro da empresa.

O Livro base para essa postagem foi “ASPECTOS HUMANOS DOS 5 SENSOS – UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA”

Autor: PROFº José Roberto Cerqueira Oliveira

Espero ter ajudado, duvidas ou dica? Comente e ajude a melhorar!

Qualidade (Benchmarking)

O Benchmarking é um processo de melhoria contínua utilizado para comparar resultados, produtos ou processos entre uma ou mais organizações que podem competir ou não no mesmo mercado. Em alguns casos pode ser realizado dentro da própria organização entre diferentes setores. É atribuído a Xerox Corporation a criação do termo Benchmarking na década de 80. Uma definição por David Kearns, CEO da XEROX entre 1982 e 1990:

"Benchmarking é o processo contínuo de comparação dos nossos produtos, serviços e práticas com as companhias reconhecidas como líderes".

sendo assim Benchmarking é a comparação entre empresas ou sectores diferentes, o objectivo é se espelhar no melhor processo e assim crescer utilizando do modelo de outra e ajustando a sua realidade.

O Bechmarking é muito comum em empresas de prestação de serviços principalmente por quer geralmente não é necessário um alto investimento em equipamentos e layout da organização o investimento na maioria das vezes se resume no treinamento e especialização dos seus colaboradores, é uma ferramenta muito importante dentro da Qualidade por quer mostra o melhor caminhos para milhares de empresas que simultaniamene buscam a melhoria continua, porém nem todas conseguem (algumas por falta de competencia do seus gestores ou por várias outras questões que também podem envolver a direção geral e etc), desse modo o caminho correto é mostrado para a empresa que ao utilizar da ferramenta do Benchmarking desenvolve um processo produtivo mais eficaz com melhores resultados e consequentimento um maior aproveitamento alcançado


o Benchmarking faz parte de um processo de melhorias continuas e sobre tudo do desenvolvimento tanto da sua empresa quanto da empresa concorrente, mas nesse mercado competitivo onde a busca pelo lucro passa por cima de valores éticos e morais como pode uma empresa ajudar sua concorrênte por exemplo no desenvolvimento de um processo mais eficiente com menos custo e maior qualidade?
é simples, o PNQ (Premio Nacional da Qualidade) o maior premio nacional da qualidade tem como objetivo também desiminar os avanços conseguidos por empresas em diferentes setores, para se concorrer ao premio é necessario que a empresa divulgue o seu plano produtivo entre outros dados que de fato são de muita importancia a empresa, em troca a empresa ganha em reconhecimento Nacional e Internacional dos cliente e investidores.

e como ja foi dito o Bechmarking faz parte de processo de melhoria continua onde mesmo que ela estaje oferencendo informações muito importantes a sua concorrente, ela sempre estará um passo a frente nas melhorias pois ate que a empresa consiga implementar os novos conhecimentos adquiridos a empresa pioneira ja terá se aperfeiçoado e talvez desenvolvido um novo processo ainda mais eficiente, desse modo Ganha a empresa que se desenvolve primariamente com visibilidade, diminuição dos custos, desenvolvimento e etc.
A empresa que se utiliza do benchmarking para crescer e o consumidor com produtos com cada vez mais Qualidade e com menos Custo possivel

Qualidade (Brainstorming)


Braintorming ou "Tempestade de ideias'' tratasse de uma pratica que muito se assemelha a uma dinâmica de grupo e nada mais é que juntar pessoas em uma sala para discutir novas ideias sobre um assunto pré estabelecido.

a ideia é que cada um fale o que pensa sobre o assunto sem 'medo' de falar o que está pensando, essa atividade é ótima para fazer que o chefe verificar o  potencial individual de sua equipe e para a empresa ajuda na elaboração de novas ideias e na solução de problemas pois as ideias fluem e nesse ambiente de ideias e fluxo de informações é muito mais fácil encontrar todos juntos as respostas que procuram.

é necessário criar um ambiente em que todas as ideias sejam discutidas sem pre julgamento as vezes ideias aparentemente bobas podem se transformar em incríveis projetos, outro ponto importante é de informar com o máximo de antecedência sobre o tema a ser abordado no Braintorming para que todos possam focar no tema e assim poderem apresentar o máximo de ideias.


Qualidade - Diagrama de Ishikawa

Diagrama de Ishikawa, é umaferramenta gráficautilizada pelaAdministração para o gerenciamento e oControle da Qualidadeem diversos processos, e também é conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe" ou "Diagrama 6M".
Na sua estrutura, os problemas são classificados em seis tipos diferentes: método, matéria-prima, mão-de-obra, máquinas, medição e meio ambiente. Esse sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de um determinado problema ou também uma oportunidade de melhoria, assim como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos.
O Diagrama de Ishikawa é uma das ferramentas mais eficazes e mais utilizadas nas ações de melhoria e controle de qualidade nas organizações, permitindo agrupar e visualizar as várias causas que estão na origem qualquer problema ou de um resultado que se pretende melhorar.
Geralmente, esses diagramas são feitos por grupos de trabalho e envolvem todos os agentes do processo em análise. Depois de identificar qual o problema ou efeito a ser estudado, é feita uma lista das possíveis causas e depois faz-se o diagrama de causa e efeito.

Como fazer um diagrama de Ishikawa?

Antes de começar a desenhar o diagrama, os seguintes passos devem ser cumpridos:
  1. Determine o problema que será analisado no diagrama e o objetivo que se espera alcançar. No entanto, palavras abstratas e vagas devem ser evitadas;
  2. Junte informação a respeito do problema em questão;
  3. Reúna um grupo que possa ajudar na criação do diagrama, e depois de apresentar as devidas informações, promova uma sessão de brainstorming sobre o problema;
  4. Ordene todas as informações de forma sucinta, aponte as principais causas e elimine informação dispensável;
  5. Desenhe o diagrama tendo em conta as causas que devem estar de acordo com os 6 M’s (máquina, método, mão de obra, matéria prima, meio ambiente, medição).
Um diagrama de Ishikawa deve conter os seguintes componentes:
Cabeçalho: Título, autor(es), data.
Efeito: Deve conter o indicador de qualidade e o problema a ser analisado. O efeito normalmente ocupa o lado direito da folha.
Eixo central: Representado por uma flecha horizontal, aponta para o efeito e é uma linha horizontal no meio da folha.
Categoria: indica os os grupos de fatores mais importantes relacionados com o efeito. Neste caso as flechas partem do eixo central e são inclinadas.
Causa: Causa potencial, pertencente a uma categoria que pode colaborar com o efeito. As flechas continuam nas linhas horizontais, que apontam para a flecha da categoria.
Sub-causa: Causa potencial que pode contribuir com uma causa específica. São derivações de uma causa.

Qualidade (Diagrama de Paredo)

Criando...